Sarau Itinerante                                                    

“O Sarau Itinetrante: A Poesia da Palavra é uma pesquisa de vida e para a vida toda."

“Quando eu morder
a palavra,
por favor,
não me apressem,
quero mascar,
rasgar entre os dentes,
a pele, os ossos, o tutano
do verbo,
para assim versejar
o âmago das coisas.”

como diria o poeta Conceição Evaristo.

 

Em Novembro de 2018 fazemos sete anos de projeto e essa caminhada luminosa de apresentações em teatros e centros culturais pelo sul do país, é a inspiração que nos move a seguir viajando, apresentando e partilhando “A Poesia da Palavra” para muitas pessoas e em muitos locais com pouco ou nenhum acesso à arte: levando esperança e alegria para a vida das pessoas através da itinerância da poesia e seus desdobramentos, com cada vez mais paixão, aprimoramento e sensibilidade por muitos e muitos anos.

O Sarau Itinerante A Poesia da Palavra, tem como foco atual realizar 64 apresentações pela cidade de Florianópolis e Grande Florianópolis de forma Artística e Itinerante: “Levando a montanha até Maomé”. Colocando a poesia, a música, a dança, o teatro e as artes visuais dentro de uma kombi totalmente estilizada e indo para estrada com os poetas na garganta e a música no coração. Instaurando nos espaços uma atmosfera de encantamento, surpresas, sensações, delicadezas e muita arte e expressão.

A Kombi levará os artistas e estacionará em Escolas, Universidades, Pontos de Cultura, Centros Culturais e Bibliotecas com a proposta de formar um público literário para o gênero da poesia, inspirar novos autores, contribuir para ampliar o conhecimento sobre nosso legado de poetas, além de divulgar o trabalho dos artistas deste ramo e da comunidade catarinense. Levando um ‘cadinho’ de doçura, alegria, amor e magia para o cotidiano das pessoas. Fazendo o ser humano refletir sobre suas próprias questões existenciais, filosóficas, de crenças, valores, escolhas e emoções.

COMO POSSO COLABORAR PELA LEI ROUANET?

Pessoas Físicas podem colaborar com até 6% do seu IR, retornando todo o valor pago pelo cidadão de seu imposto em Arte e Cultura para a nossa si próprio e pela sociedade. Quase não temos acesso a esta informação, mas a verdade é que podemos destinar o nosso imposto para apoiar diretamente projetos que acreditamos que podem fazer verdadeiramente a diferença no coração e na vida das pessoas.

 

DIÁRIO OFICIAL

Projeto APROVADO pela Lei Rouanet ARTIGO 18 da Lei no 8.313/91 por contemplar apresentações do espetáculo de artes cênicas, no segmento “ Teatro”. Atualizado até Dezembro de 2019.

OBJETIVOS

A Poesia da Palavra

  • Promover a aproximação do público ao gênero da poesia - presente não só na literatura, mas nas diversas formas artísticas por meio de apresentações performáticas de interação;

  • Expor a fusão natural que existe entre as artes e o quanto elas se interpenetram.

  • Apoiar, valorizar e difundir o trabalho em expressões poéticas diferenciadas contribuindo a valorização da transformação do homem e da sociedade através da arte, educação e cultura.

  • Instigar novos e mais leitores de poesia e ampliar o conhecimento a respeito dos escritores poetas e seus temas;

  • Despertar os sentidos corporais do público: Olfato, visão, audição, tato e outros para a compreensão de si mesmo, enquanto ser humano, da vida e da poesia existente.

 

FICHA TÉCNICA

Direção Geral e Artista: Morena Lopes

Músicos Convidados

Designer e Artista Visual: Christie Meditch

Fotógrafa: Jana Galli e Salinê Sounders

Comunicação Digital: Vedere Produções

Admisntração do Projeto: José Luiz Lopes

Produtora: Projeta com Clarissa Iser

Assistente de Produção: Joice Priscila

Cerário e Figurino: Dani Brechó

 

A bordo de uma kombi cheia de flores, estrelas e poesia iremos ancorar em algum ponto e armar a atmosfera de música e surpresas.

Para conhecer mais sobre esse projeto, que está em andamento, basta acessar o link Lei Rouanet abaixo.

ko.png
kombi lado1 porta.png
kombi lado1 porta.png
kombi lado1 porta.png
kombi lado1 porta.png
Sarau itinerante (3).jpg

"Sou apaixonada pelo ser humano, suas potencialidades, dons, habilidades, emoções, lutas, superações. Nascemos para sermos a experiência da vida na matéria! Me interessa o que pulsa e arde. O resto é preguiça, confusão e medo. A poesia nos coloca em contato com as nossas verdades. Ascende o que importa, essencialmente, em estar vivo."