Buscar
  • Morena Poeta

VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ

Atualizado: Set 5






QUANDO OS LIVROS TE EDUCAM

Preciso te dizer uma coisa: tudo te transforma. Mas a arte, quando toca a sua alma, TE EXPANDE.


SOBRE O FILME MATILDA DA DÉCADA DE 90


Foi isso que aconteceu comigo quando assisti Matilda, pela primeira vez, na semana passada, aos 36 anos. Eu me vi. Me reconheci. TRISTE dizer, mas é a verdade, minha família era bem parecida com a da Matilda.


Desde a minha infância, mais ainda na minha adolescência e por todo o meu caminho no teatro – foram os livros que me cuidaram. Foram os livros que me ampararam. Muitas e muitas vezes na minha vida foram estes objetos - feito caixas mágicas de palavras e idéias - cujos Mestres, que por ali deixaram suas letras, pousaram suas mentes em folhas em branco, debruçaram seu tempo em dias e noites em claro, como estou eu aqui, escrevendo essas linhas pra você, que me certificaram, a cada linha, a cada página, capítulo e obra:

“você não está sozinha, eu estou aqui de mãos dadas com você e você está se expandindo.”

O que quero dizer com essa obra de arte que é a película da Matilda e a sua história com os livros e com a professora que acaba assumindo a maternidade desta criança tão especial, é: encontre os seus. Esteja ao lado de pessoas que acreditam em você. Todo mundo precisa de apoio. E você não está só. Reconheça o que necessita e não canse de buscar até encontrar o que vai te acalentar, fortalecer e nutrir. E, às vezes, esse apoio é dado através dos livros, também.

Por vezes, a pessoa que mais vai te compreender está dentro de uma caixa mágica. A clássica frase: aceita que dói menos.

Na semana da partilha de Ferramentas Essenciais do Ateliê, acredite, essa é a primeira ferramenta que desejo compartilhar aqui com você: Leia, estude, aprenda.



Em um mundo de pessoas ignorantes, que ignoram as diferenças, as necessidades humanas, a natureza, a sensibilidade, a essência, a pessoa mais fácil de se perceber é a pessoa inteligente: ela se diferencia pois está sempre aberta a aprender. Ela é uma apaixonada pelo aprendizado. Ela sabe ser humilde naturalmente por que aprendizado e humildade são asas de um mesmo pensamento alado, e todo dia é santo para quem sabe que não sabe. Todo dia é um novo dia de aprendizados, de surpresas, de novos jeitos da vida se mostrar para os mesmos acontecimentos. E tudo é novo. E nova é a percepção e os insights. E a maneira de lidar com os desafios que se apresentam, novamente, vai depender desta sua predisposição a descobrir-se e reiventar-se nova e novamente.

SEJA CURIOSA


Se você não é um apaixonado por aprender, ou se você acha que já sabe tudo, talvez esse post não lhe diga absolutamente nada.


A quem carrega a paixão da sua criança por entender como conversam as formigas, e por que o sol queima, ou então, em quantos anos explodem uma estrela, a você, que carrega Manoel De Barros dentro do peito, na ponta da língua e dos dedos, bem vindo a este singelo ateliê do cotidiano.


Esta é a ferramenta número 1 da semana.


Se você também é da década de 90 e foi criado por pais que davam mais importância para o ter do que para o ser, mais importância para as aparências do que para as relações verdadeiras, pois é...bem vindo ao clube!

A ideia aqui não é apenas julgar nenhuma geração, ou os valores ingênuos entre aspas, do sonho americano e escravista, mas salientar em palavras e em voz alta, que estar entre pessoas que apreciam discutir e se aprofundar na existência humana, sua complexidade e desdobramentos, merece sim o seu lugar, tempo e espaço para existir.


E lutaremos pela educação, pela liberdade, pelo acolhimento às diferenças, pelo cuidado com o ser humano e suas necessidades, enquanto houver corações ardentes e carregados de ternura e amor pela ARTE.


3 visualizações

contato (53) 991546031

Siga pelos canais:

  • morenapoeta
  • YouTube - Morena Lopes
  • Facebook - labvozepoesia
  • Instagram - @labvozepoesia